Contate-nos: (47) 3634-3196 | contato@socix.com.br

6 maneiras de aumentar sua taxa de conversão

6 maneiras de aumentar sua taxa de conversão

O e-commerce está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Com o avanço da tecnologia e a falta de tempo para ir às lojas físicas, muitos clientes são atraídos pela comodidade e pela facilidade de adquirir produtos ou serviços online, evitando assim filas e otimizando o tempo.

Entretanto, mesmo com o aumento crescente do mercado virtual, muitos donos de e-commerce ainda se esbarram na baixa taxa de conversão. A taxa de conversão é a mensuração entre as visitas e as compras realizadas no site, ou seja, se sua loja tiver 1000 visitas em um dia e 100 clientes efetuaram uma compra, sua taxa de conversão é de 10%.

Geralmente, os sites realizam diversas campanhas e investem em ferramentas para melhorar esse cenário. Preparamos uma lista com algumas dicas para ajudar você a aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce:

Estabeleça métricas

O universo digital possui uma grande vantagem: todas as ações podem ser mensuradas. O uso de métricas neste contexto é fundamental. Cruze os dados e identifique a raiz do problema. Muitas vendas não são concretizadas devido a dificuldade de navegação, por poucas opções de pagamento, entre outros motivos. Identifique onde há maior desistência de compra e trace um perfil seguro do seu publico-alvo. O conhecimento aqui deve ser profundo e não composto por informações rasas. O Google Analytics é uma excelente ferramenta para te ajudar a conhecer seu público e elaborar melhor as estratégias de marketing.

Faça uso de um design responsivo

Além da compra pelo computador, é importante que seu site ofereça ao cliente a facilidade de comprar por meio de dispositivos móveis. Com um design responsivo, o consumidor terá a mesma agilidade da navegação por um desktop só que em um smartphone. Assim, ele terá  um único layout funcional, onde se preservam as dimensões da página bem como de imagens e produtos, garantindo a satisfação do cliente por proporcionar uma experiência de compra mobile ágil e segura.

Disponibilize múltiplas formas de pagamento

A contratação de um intermediador de pagamento traz tranquilidade e evita dor de cabeça, pois eles possibilitam variadas formas de pagamento.  Além disso, devido a transparência no processo, os clientes se sentem mais seguros na hora da realização do pagamento no ambiente virtual. Conquistando a confiança do cliente, a sua taxa de conversão também aumenta.

Ofereça facilidade para calcular o frete

Além de a sua página possuir uma boa funcionalidade e oferecer diversas formas de pagamento, a hora de calcular o valor do frete de determinado produto não pode ser falha. Muitas vendas travam justamente aqui. Elimine esse problema usando no seu e-commerce uma plataforma na qual o valor do frete é calculado no momento em que o cliente preenche o CEP.

Trace metas de investimento e alcance o retorno desejado

Trace metas e defina de forma clara o seu ROI (Retorno sobre o investimento). O ideal é realizar um planejamento estratégico bem detalhado, afinal, o investimento em campanhas publicitárias não é baixo. Neste momento o perfil do seu cliente já deve ter sido estudado e você sabe exatamente o que ele procura. Portanto, saiba utilizar as ferramentas adequadas para cada público-alvo.

Busque parceiros certos

Procure uma plataforma de vendas que, além de agregar valor a sua ideia, te dê oportunidade de crescer no mercado. Para isso, invista em uma plataforma com múltiplos layouts, que otimize e melhore seu posicionamento nos sites de buscas e ainda trabalhe de forma inteligente, recomendando outros produtos de acordo com o perfil dos seus clientes.

Algumas ações são simples e aumentam significativamente a taxa de conversão. Mensure sempre seus resultados e acompanhe de perto novas estratégias!

 

Fonte: gerencianet.com.br