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O que é um bom atendimento ao cliente?

O que é um bom atendimento ao cliente?

Em qualquer parte do mundo, um bom atendimento é primordial, pois é o principal canal a comunicação entre uma organização e seu cliente, que por sinal, é o seu principal gerador e lucros. Mas ainda muito se ouve sobre reclamações no atendimento de diversas companhias, e esse número não para de crescer. Cada vez mais, é frequente os clientes receberem um mau atendimento, se deparando com profissionais despreparados para esse mercado.

O bom atendimento está muito além de tratar o cliente bem. Ter excelência demanda muito profissionalismo e esforço para entender o que ele precisa. O mercado de hoje exige, que além de satisfazer a necessidade do cliente, criar um relacionamento, onde haja confiança e fidelidade, e isso ocorre através do contato entre cliente e empresa, que se realizado com maestria, gera total engajamento.

Para conquistar e se relacionar melhor com o cliente, cada vez mais, as empresas vem investindo em capacitação para seus colaboradores, pois é o bom atendimento ao público que faz toda a diferença. Já o contrário, pode levar uma negociação por água baixa e até manchar a reputação da empresa perante seus atuais e futuros clientes.

Um bom atendimento começa já no primeiro contato. Muitos vendedores estão tão focados e preocupados em “vender”, que acabam esquecendo que o seu atendimento, na maioria das vezes, pode fazer toda a diferença, e é sim, fator primordial na hora da aquisição de um produto ou serviço.

Imagine que você está prestes a fazer uma compra e o primeiro contato foi pelo telefone, se logo nesse primeiro contato o vendedor lhe atende super bem, com certeza, ao chegar na loja pessoalmente o cliente fará questão de ser atendido pela pessoa com quem falou ao telefone. E se o vendedor nessa hora continua com o mesmo atendimento, mantendo a simpatia, educação e bom humor, as chances de efetivar a venda ficam ainda maiores.

Você sabe o que é um bom atendimento ao cliente?

Para entender melhor o que é um bom atendimento ao cliente, comece primeiro se colocando na posição delee veja como você gostaria de ser atendido. Identifique que tipo de abordagem é a mais adequada para o seu negócio.

Para encantar o cliente, você pode utilizar algumas das táticas a seguir e assim conquistá-lo, definitivamente:
– Ao se apresentar, fale seu nome, sua função;
– Pergunte-lhe seu nome, e disponibilize-se à ouvi-lo;
– Faça perguntas para saber exatamente o que o cliente procura e mostre-lhe propostas de acordo com a suas expectativas;
– Dê sugestões quando for necessário, mas leve sempre em conta o estilo de seu cliente.
– Seja firme em sua voz, sua postura,
– Não deboche do cliente e nem faça pouco caso, caso ele mostre-se inexperiente no assunto
– Responda todos os seus questionamentos, se você não souber algo, diga a ele que não sabe, mas que vai procuraras informações para transmitir-lhe;
– Oriente-o, fale de todas as especificações da sua aquisição bem como do pós-venda

Fique atento aos seus clientes, procure entendê-los. Uma boa maneira de fazer isso é através de pesquisas periódicas de satisfação que vão ajudar a revelar o que leva o seu cliente a buscar ou não a sua empresa.

Na hora do atendimento é fundamental ter uma comunicação com segurança, clareza, objetividade e transparência. Lembre-se sempre que o atendimento é reflexo da sua empresa. O que você está transmitindo a seus clientes? Reflita!

 

Fonte: www.ibccoaching.com.br

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