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Saiba o que vender pela internet e fature digitalizando seu negócio

Saiba o que vender pela internet e fature digitalizando seu negócio

A facilidade de vender online abriu as portas para diversos empreendedores. De pequenos lojistas até grandes varejistas: a internet tem espaço pra todo mundo que quer ganhar dinheiro com um negócio virtual.

Porém, essa popularização das vendas online também leva a muitas dúvidas! Afinal, o comércio eletrônico está cada vez mais acessível a qualquer negócio, mas quem disse que é fácil saber o que vender pela internet? O que o público está disposto a comprar? Aliás, como encontrar esse público? Como divulgar a loja virtual?

Pensando nessas dúvidas, criamos este post para ajudar você a faturar mais com a digitalização do seu negócio. Você pode aumentar suas vendas com a internet, desde que saiba bem em que mundo está entrando. Veja agora as nossas dicas:

O que vender pela internet
É fácil dizer o que é possível vender pela internet, porque pode ser qualquer coisa! No início do comércio eletrônico, diziam que as lojas jamais poderiam vender roupas e sapatos pela internet, pois as pessoas precisavam experimentar o produto. Mito desmentido: segundo o relatório Webshoppers, a categoria Moda e Acessórios lidera as vendas no e-commerce brasileiro, com 13,6% do volume de pedidos em 2016.

E sabe quem vem em seguida nessa lista? Eletrodomésticos, com 13,1% das vendas. No início, também se acreditava que produtos de alto valor não seriam vendidos online. Mito também desmentido: a evolução do e-commerce transmitiu confiança para o consumidor, que cada vez mais aumenta seu ticket médio em lojas virtuais.

Tudo isso mostra que não há barreiras para vender pela internet. Você pode oferecer qualquer produto, seja ele físico (comida, roupa, geladeira, celular, carro, apartamento) ou digital (e-books, vídeo-aulas, aplicativos), assim como serviços (hospedagem, curso, consultoria).

Por isso, talvez a grande questão não seja “o que” vender pela internet. O sucesso das vendas virtuais depende muito mais de “como” fazer isso. Afinal, se qualquer produto ou serviço pode ser vendido, você precisa saber como ter um bom desempenho antes de se aventurar na web.

Como digitalizar seu negócio com vendas online
Independentemente do seu segmento e do seu tipo de operação (B2B ou B2C), a internet tem espaço para o seu negócio! Você só precisa de algumas dicas para não se perder no caminho:

Conheça o ambiente online para saber o que vender pela internet
Um dos principais erros de quem começa a vender pela internet é confiar demais na sua experiência com uma loja física. A internet é um ambiente diferente, que precisa ser compreendido.

Surgem diversas questões que jamais passariam pela cabeça do empreendedor tradicional. Como criar uma loja virtual? Qual plataforma de e-commerce contratar? Como integrar o estoque com o da loja física? Como divulgar os produtos na web? Dá para anunciar?

Por isso, vender pela internet não é só disponibilizar o produto na rede. É preciso muito estudo e planejamento para estruturar uma loja virtual, divulgar os produtos e conseguir vender.

Encontre os seus clientes
Embora a internet tenha milhões de usuários, eles estão todos espalhados pelos mais diversos sites e redes sociais. Portanto, para divulgar sua loja e começar a vender online, você precisa encontrar seus clientes nesse universo digital.

Para isso, é preciso entender os seus hábitos, interesses e comportamentos. Quais sites eles frequentam? Quais conteúdos eles consomem na web? Em quais redes sociais eles estão? Através dessa análise, sua marca conseguirá atraí-los.

Avalie a concorrência
Ao abrir uma loja física, você tem alguns concorrentes por perto, na mesma rua, bairro ou cidade. Porém, na internet, você concorre com marcas de qualquer lugar do país, ou até do mundo, que estão a apenas um clique de distância.

É por isso que muitos negócios sofrem ao abrir uma loja virtual: eles não percebem a quantidade e o porte dos concorrentes no mundo virtual. Mas basta fazer uma busca no Google pelo seu produto para perceber quantas outras empresas também estão lá.

Defina o seu segmento
Na primeira parte do texto, citamos as categorias mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro. Você pode apostar nelas, porque há bastante demanda. Mas perceba que é nestas categorias que estão os grandes players — e certamente será difícil concorrer com eles.

Em vez disso, você pode definir um segmento específico de atuação. Provavelmente, a demanda será menor, mas você terá menos concorrência e poderá cobrar mais pelo seu produto, já que a disputa de preço será também menos acirrada.

Organize a logística
A logística para vender online pode ser uma grande pedra no sapato se não for bem administrada. Isso porque ela envolve custos significativos e é responsável por um fator essencial: a entrega do produto ao consumidor.

Para quem tem loja física e virtual, a gestão do estoque e das entregas é ainda mais importante, pois é preciso integrar as vendas em todos os canais. Por isso, essa é uma área que merece total atenção do empreendedor.

Capriche na experiência
Em uma loja física, o cliente pode tocar no produto e você pode conversar com ele pessoalmente para conquistar sua confiança. Mas na internet, é tudo intangível, ou seja, não há esse contato presencial para ele decidir em qual loja vai comprar.

Por isso, a experiência oferecida pela marca no ambiente online é essencial. Nas redes sociais, na navegação pelo site ou no atendimento pelo chat: em todos os pontos de contato, o consumidor precisa ter uma boa percepção da marca para criar confiança nela.

Então, já quer começar a vender online? Não esqueça que você precisa investir bastante em marketing digital para crescer e conquistar mais clientes. Por isso, continue acompanhando nossos posts para receber dicas de como divulgar sua empresa na internet!

Fonte: calina.ag

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